Instituições escolares no Marajó

trajetória, estrutura e ensino do Internato Evangélico Amazônico em Breves, Pará (1949-1970)

Palavras-chave: história da educação marajoara, memória escolar, arquitetura escolar, cultura material escolar

Resumo

O texto trata da trajetória, dos espaços escolares e da proposta pedagógica do Internato Evangélico Amazônico (IEA), fundado em 1949 em Breves, arquipélago de Marajó, estado do Pará. Procura conhecer aspectos históricos e memoriais do referido Internato, especialmente de sua proposta educativa. Pergunta-se: como eram os espaços, a estrutura organizacional, o material didático e a proposta pedagógica do IEA? Fundamentando-se em dados documentais e orais analisados à luz da base teórica sobre instituições escolares, a pesquisa identificou que o IEA contava com vários espaços e um ensino estruturado a partir da divisão de gênero e de uma didática pautada em valores religiosos, morais e cívicos articulados a um discurso higienista.

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Biografia do Autor

Eliane Miranda Costa, Universidade Federal do Pará, Breves, PA, Brasil

Doutora em Antropologia (UFPA). Professora Adjunto II da UFPA, Campus Universitário do Marajó-Breves, exercendo à docência no curso de Pedagogia. Investiga e trabalha com os seguintes temas: Formação Docente, Educação do Campo, Povos Tradicionais, Metodologia do Trabalho Científico, Cultura Material Escolar, Instituições escolares, Patrimônio e Memória. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Arqueologia na Amazônia Marajoara (GEPEAMA).

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Publicado
2023-06-24
Como Citar
Costa, E. M. (2023). Instituições escolares no Marajó. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e285. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e285

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