O manual da Unesco “La sociedade y la educación en América Latina” (1962)

idealização de escola e de sociedade

Palavras-chave: educação, desenvolvimento, América Latina, Unesco, redes de sciabilidade

Resumo

O manual La sociedad y la educación en América Latina, de 1962, de autoria principal de Robert Havighurst, da Universidade de Chicago, é objeto e fonte principal de análise deste artigo, que tem como objetivo analisar e refletir sobre os discursos construídos acerca dos projetos de educação e de sociedade engendrados para a América Latina, pensados no interior da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para tanto, entende-se esta fonte como um manual didático construído para ser utilizado em cursos de formação de professores pela América Latina, atendendo aos propósitos de divulgar e de uniformizar determinado discurso interpretativo acerca da realidade latino-americana.

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Biografia do Autor

Leziany Silveira Daniel, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Professora Associada II, do Departamento de Teoria e Prática de ensino (DTPEN), do Setor de Educação (SE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). PhD em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR do Programa Pós- Graduação: Teoria e Prática de Ensino.

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Publicado
2023-09-15
Como Citar
Daniel, L. S. (2023). O manual da Unesco “La sociedade y la educación en América Latina” (1962). Revista Brasileira De História Da Educação, 24(1), e298. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e298

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