A materialidade do ambiente adequado à alfabetização

uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990)

Palavras-chave: história da educação, cultura escolar, formação docente

Resumo

O artigo caracteriza as recomendações acerca do ambiente escolar adequado à alfabetização das crianças, contidas em livros destinados aos professores e publicados no Brasil entre 1930 e 1990. Nesse período, observa-se a transição do predomínio do ideário escolanovista ao dos preceitos do construtivismo nesses textos. Essa mudança se manifesta nos modos de pensar a organização do ambiente escolar e a sua importância no aprendizado das letras: se no primeiro momento, a preocupação maior era com a criação de um ambiente sadio, posteriormente, passou a ser com a organização de um ambiente pedagógico. Por outro lado, permaneceu a tendência a fundamentar as recomendações na psicologia da criança.

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Biografia do Autor

Andressa Caroline Francisco Leme, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Filosofia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH – USP. Doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. Participante dos estudos do eixo “Inovação e Tradição Pedagógicas: fugas e contrapontos”, vinculado ao Projeto Saberes e Práticas em Fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810- [...]) - USP (FAPESP - Processo: 2018/26699-4).

Ana Laura Godinho Lima, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Livre Docente em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP e no Programa de Mestrado em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP. Pesquisadora associada ao Projeto Temático FAPESP que tem como título SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-[...]) - USP (FAPESP - Processo: 2018/26699-4).

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Leme, A. C. F., & Lima, A. L. G. (2023). A materialidade do ambiente adequado à alfabetização. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e276. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e276

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