A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980)

Palavras-chave: formação de professores, coleção de livros, historiografia, materialidade

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa sobre os manuais estrangeiros História da educação de Paul Monroe e História da educação e da pedagogia de Lorenzo Luzuriaga, publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1930 e 1980, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas. A perspectiva metodológica apresenta duas frentes de análise: a primeira é adentrar o universo de produção desses livros, visto que são “objetos concretos” em circulação; e a segunda é investigar as formas de organização do conteúdo, observando os significados enquanto “lugar imaginário” da história da educação (HE). Esta pesquisa conclui que esses manuais contribuíram para a memória da formação docente e para a própria história da HE, por meio de um passado educativo que se tornou a sua grande lição.

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Biografia do Autor

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PRPPG/UFPR) - Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Doutora e Mestre em Educação pelo PRPPG/UFPR. Integrante do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação e do Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos. Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016).

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Publicado
2023-06-30
Como Citar
Roballo, R. de O. B. (2023). A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e273. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e273

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