Instruindo-se para e pelo divertimento

as corridas de cavalos em Curitiba (1873-1897)

Palavras-chave: história dos divertimentos, história da educação, turfe, Curitiba

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as experiências instrutivas formuladas por meio das corridas de cavalos em Curitiba entre os anos de 1873 (momento que um hipódromo é construído) e 1897 (ano em que um novo prado de corridas passa a ser arquitetado). O intuito em específico é investigar os discursos que se apresentaram ao redor dessa dinâmica – sobretudo aqueles relacionados aos posicionamentos que apresentaram indicações da necessidade de adoção de certos comportamentos. Como fontes, foram utilizados jornais publicados na cidade no período em tela. Em termos de conclusão, foi possível considerar que as corridas de cavalos apresentavam instruções de dupla ordem: a prescrição e aquisição de determinadas atitudes e a exigência e fiscalização do aprendizado desses gestos.

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Biografia do Autor

Leonardo do Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, PR, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha História, sujeitos e processos educacionais. Atualmente é professor colaborador do departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas de investigação: História da Educação Física e do Esporte; História dos divertimentos e do Lazer e História da Educação.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte. Atua nos programas de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, respectivamente nos departamentos de Educação Física e de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de pesquisa CEPELS/Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade/UFPR, cadastrado no CNPq.

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Gomes, L. do, & Marchi Júnior, W. (2024). Instruindo-se para e pelo divertimento. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e348. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e348

Funding data