Clientelismo na instrução pública de Minas Gerais na segunda metade do século XIX

  • Vera Lúcia Nogueira Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, BH, Brasil
Palavras-chave: Manuel Teixeira de Sousa, História da Educação, elite política, Ouro Preto

Resumo

Inscrito no âmbito da História da Educação, neste artigo, discute-se o modo como a instrução pública se fez presente no contexto das redes clientelares ou de patronagem política do vice-presidente da província, Manuel Teixeira de Sousa, em Ouro Preto. Em diálogo com a História Política, e ancorado nos aportes da História Social das Elites, analisam-se as cartas enviadas ao político, no ano de 1860 e 1861, disponíveis no acervo da Casa do Pilar, em Ouro Preto. Os dados evidenciam que decisões do campo da instrução pública e da educação também sustentaram moralmente práticas clientelares que ligavam grupos políticos, amigos e correligionários que buscavam obter privilégios, considerações, benefícios pessoais para si ou para outrem.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, BH, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana (PPGE) e dos Cursos de Pedagogia e de História da Faculdade de Educação da UEMG. Doutora, Mestre em Educação e Pedagoga pela UFMG. É pesquisadora do campo da História da Educação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia e História da Educação Brasileira (GEPHHEB). Realiza investigações sobre os sujeitos da educação, as práticas educativas, as instituições escolares e não-escolares e as políticas educacionais no curso da História.

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Nogueira, V. L. (2024). Clientelismo na instrução pública de Minas Gerais na segunda metade do século XIX. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e349. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e349