<b>Por uma Bibliografia Material das Escritas Ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX)</b>

  • Jean Hébrard

Resumen

A partir de meados do século XIX, na França, a escola não mais restringe suas ambições a uma alfabetização limitada ao “somente ler” ou mesmo ao ler, escrever, contar. Ela visa difundir vários “savoir-faire” complexos que permitem a cada criança entrar nas múltiplas funcionalidades da escrita. O caderno escolar, que substitue então a simples folha de papel, torna-se o espaço de escrita no qual acontecem todas estas aprendizagens. O aluno descobre aí não somente como ordenar o espaço bidimensional próprio à ordem gráfica, mas também como, pela escritura, dominar o tempo de seus trabalhos e de seus dias. Misturando ao texto esquemas, figuras e mesmo imagens, ele se dá os meios de dispor de um instrumento próprio a organizar a enciclopédia de seus conhecimentos. O estudo dos cadernos escolares aparece assim como um exemplo privilegiado da aplicação dos métodos da bibliografia material aos objetos manuscritos portadores de escrituras ordinárias.

 

 

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Biografía del autor/a

Jean Hébrard
École des Hautes Études em Sciences Sociales. Paris.
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Hébrard, J. (2012). <b>Por uma Bibliografia Material das Escritas Ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – Séculos XIX e XX)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 115-141. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38753
Sección
Artículo original