<b>Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências</b>

  • Bruno Belhoste Université Paris 1

Resumen

O texto trata da relação entre ciência e educação na historiografia, problematizando a separação entre as duas atividades e realçando o papel da educação na atividade científica. Primeiramente, distingue a questão da contextualização histórica, que é amplamente aceita, da questão epistemológica, relacionada ao lugar da história da educação na história das ciências. Defende--se aqui a ideia de que a história da educação científica não é exterior à história das ciências. Critica-se a noção de transposição didática difundida por Chevallard, por reforçar a diferença entre conhecimento científico, de um lado, e, de outro lado, o conhecimento a ensinar ou ensinado. Por fim, argumenta que as ciências instituídas são palco de permanente reconstrução disciplinar e que os conhecimentos científicos não estão presos aos contextos sócio-culturais que permitiram seu surgimento.

 

 

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Biografía del autor/a

Bruno Belhoste, Université Paris 1
Université Paris 1– Sorbonne Panthéon.
Publicado
2012-02-23
Cómo citar
Belhoste, B. (2012). <b>Das ciências instituídas às ciências ensinadas, ou como levar em conta a atividade didática na história das ciências</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(3 [27]), 47-61. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38763
Sección
Artículo original