Intelectuais e professores: identidades sociais em formação no século XIX brasileiro

  • Arlette Medeiros Gasparello Universidade Federal Fluminense
  • Heloisa de Oliveira Santos Villela Universidade Federal Fluminense

Resumen

O artigo trata da formação da identidade social dos professores secundários na segunda metade do século XIX a partir da análise de dados sobre carreira docente, produção, atividades acadêmicas e interações sociais de 78 professores do Colégio de Pedro II, na Corte, e da Escola Normal de Niterói, na província do Rio de Janeiro. A pesquisa identificou nesse período o processo de constituição de um grupo de intelectuais que passou a se reconhecer como professores, uma profissão que não os afastava do grupo de letrados, mas agregava uma conotação específica, o ofício de ensinar.

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Biografía del autor/a

Heloisa de Oliveira Santos Villela, Universidade Federal Fluminense
Doutora em história da educação pela Universidade de São Paulo (US P) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense
(UFF).
Publicado
2012-02-04
Cómo citar
Gasparello, A. M., & Villela, H. de O. S. (2012). Intelectuais e professores: identidades sociais em formação no século XIX brasileiro. Revista Brasileira De História Da Educação, 9(3 [21]), 39-60. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38540
Sección
Artículo original