<b>A construção da escola pública no Rio de Janeiro imperial</b>

  • Tereza Fachada Levy Cardoso Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Resumen

No Brasil, as fronteiras, ainda que tênues, entre o público e o privado foram sendo construídas, ao longo do século XIX, a partir, principalmente, de alguns marcos fundamentais da história política brasileira: quando deixamos de ser América portuguesa para sermos país independente em regime monárquico, em 1822, e depois em regime republicano, em 1889. O presente artigo pretende contribuir para uma reflexão sobre essa questão ainda em aberto da vida brasileira, pelo viés da escola pública no Rio de Janeiro imperial, buscando subsídios em diferentes instâncias de análise como a legislação, as aulas ministradas nas casas dos professores, a construção de prédios para as escolas públicas e a participação das comunidades. Propõe também apresentar as características que marcaram a trajetória do sistema de ensino público, especialmente na sua criação, com o advento das Aulas Régias e posteriormente ao Ato Adicional de 1834.

 

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Biografía del autor/a

Tereza Fachada Levy Cardoso, Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
Tereza Fachada Levy Cardoso é doutora em história (IFCS/UFRJ) e professora do mestrado em tecnologia do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).
Publicado
2012-02-15
Cómo citar
Cardoso, T. F. L. (2012). <b>A construção da escola pública no Rio de Janeiro imperial</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 3(1 [5]), 195-211. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38716