<b>Notas de Lugar Nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna</b>

  • David Hamilton Universidade de Umeå, Suécia.

Resumen

Este artigo trata das iniciativas inovadoras nos métodos de ensino empreendidas por autores como Hoole e Comenius no século XVII. As inovações introduzidas por eles não só representavam reformulações herdadas de períodos mais remotos, como também contribuíram para a reconfiguração da política e a ascensão do Estado Moderno. Centrado na questão da emergência paralela da escolarização moderna e do Estado Moderno, o autor investe na crítica às leituras evolucionárias a partir de uma história cultural que lhe dá sustento para afirmar a tese de que a escolarização moderna não teve ancestrais institucionais. Como argumentos em favor da sua tese, ao autor opera duplo movimento: uma preliminar crítica historiográfica, pautada em fontes originais, mas subjugadas por um arcabouço darwiniano de interpretação, e uma subseqüente exposição de complexos meandros por meio dos quais idéias e práticas desordenadas combinaram-se para dar nascimento à escolarização moderna. 

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

David Hamilton, Universidade de Umeå, Suécia.
Professor de Educação na Universidade de Umeå, Suécia. “Notas de Lugar Nenhum” foi escrito quando ele era professor de Educação na Universidade de Liverpool. Seus interesses em pesquisa derivam de uma crença de que a educação é um assunto mais profissional do que acadêmico. Além de estar
trabalhando num livro sobre as origens da escolarização moderna, ele também dedica-
se a explorar a relação entre pesquisa e prática educacional. Dentre as suas inúmeras publicações, merecem destaque duas de suas obras: Learning about Education: An Unfinished Curriculum (1995, Philadelphia, Open University Press); e, Towards
a Theory of Schooling (1989, East Sussex, The Falmer Press).
Publicado
2012-02-16
Cómo citar
Hamilton, D. (2012). <b>Notas de Lugar Nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 45-73. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38750
Sección
Artículo original