Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da Modernidade

  • Vívian Grasielle Pereira de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Sarah Jane Alves Durães Universidade Estadual de Montes Claros

Resumen

Com base na legislação educacional e nos relatórios e mensagens dos presidentes do estado de Minas Gerais (1906-1927), o presente artigo discute a fiscalização do trabalho docente ou a tentativa por parte do estado de realizá-la. Entretanto, tal análise consistiu, por um lado, em considerar o magistério como uma profissão que exigia um código específico de direitos e deveres do professor e, por outro, em reconhecer que tais estratégias utilizadas pelo estado tencionavam fazer do professor um agente da Modernidade. Em linhas gerais, as medidas estipuladas para a docência tentavam garantir a ação adequada do professor, prescrita nos programas de ensino e na legislação. Assim, para atender a diferentes interesses, o professor estava sujeito a diferentes normas e penalidades.

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Biografía del autor/a

Sarah Jane Alves Durães, Universidade Estadual de Montes Claros
Doutora em Educação – História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
Publicado
2013-05-19
Cómo citar
Freitas, V. G. P. de, & Durães, S. J. A. (2013). Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da Modernidade. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 95-128. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38826
Sección
Artículo original