Trabalho docente na escola primária mineira: um código disciplinar para um agente da Modernidade
Resumen
Com base na legislação educacional e nos relatórios e mensagens dos presidentes do estado de Minas Gerais (1906-1927), o presente artigo discute a fiscalização do trabalho docente ou a tentativa por parte do estado de realizá-la. Entretanto, tal análise consistiu, por um lado, em considerar o magistério como uma profissão que exigia um código específico de direitos e deveres do professor e, por outro, em reconhecer que tais estratégias utilizadas pelo estado tencionavam fazer do professor um agente da Modernidade. Em linhas gerais, as medidas estipuladas para a docência tentavam garantir a ação adequada do professor, prescrita nos programas de ensino e na legislação. Assim, para atender a diferentes interesses, o professor estava sujeito a diferentes normas e penalidades.Descargas
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.