La gobernabilidad de los sujetos infantiles masculinos: instrucciones modelares para un niño cristiano en un manual de civilidad portugués de finales del siglo XVIII

Palabras clave: infancia, civilidad, gubernamentalidad, Portugal, siglo XVIII

Resumen

Este artículo analiza los discursos sobre la enseñanza de la civilidad para la rutina de la infancia masculina, presentes en la obraEscola de politica ou tractado pratico da civilidade portugueza (1786), de autoría del sacerdote portugués João da Nossa Senhora da Porta Siqueira (17??-1797). A finales del siglo XVIII, la circulación de impresos que anunciaban la modelación de una imagen específica para el sujeto infantil ganó centralidad en la cultura impresa portuguesa. La problemática teórica está fundamentada en la categoría 'gubernamentalidad', con la finalidad de establecer bases enunciativas sobre las prácticas de subjetivación, que constituyeron la población infantil masculina de una época. Se defiende, así, que la relación discursiva acerca de lo infantil civilizado siguió un conjunto de reglas normativas sobre la urbanidad cristiana, la buena apariencia con el cuerpo y de la cortesía en el trato social.

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Biografía del autor/a

Fernando Cezar Ripe, Universidade Federal de Pelotas
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011).  Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004). .Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.
Giana Lange do Amaral, Universidade Federal de Pelotas
Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2015). Em Pelotas, foi professora da rede privada,municipal e estadual de ensino (1986 a 2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da FAE/UFPEL na linha Filosofia e História da Educação. É coordenadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação) e líder do grupo CEIHE/CNPQ/UFPEL. É bolsista Produtividade CNPQ/PQ2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, modernidade educacional, instituições educacionais, cultura escolar e urbana, educação no Rio Grande do Sul e Pelotas.

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Publicado
2018-12-27
Cómo citar
Ripe, F. C., & do Amaral, G. L. (2018). La gobernabilidad de los sujetos infantiles masculinos: instrucciones modelares para un niño cristiano en un manual de civilidad portugués de finales del siglo XVIII. Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e040. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/44308
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