A Comissão Nacional de Moral e Civismo e a Mocidade Portuguesa

configurações sociais e identidade nacional

Résumé

O artigo procura observar como aspectos da educação se apresentaram no Brasil e em Portugal em períodos históricos de regimes ditatoriais. Um dos discursos proferidos foi o que considerava a importância das tradições e sua manutenção para se atingir um estágio civilizacional superior ao vigente, tendo a educação escolar como principal dispositivo. A metodologia utilizada foi a observação de simetrias na categoria identidade nacional em textos do primeiro presidente da Comissão Nacional de Moral e Civismo [CNMC], no Brasil, e do primeiro comissário nacional da Mocidade Portuguesa [MP], em Portugal. Nos dois casos, foram encontradas afirmações acerca da produção da identidade nacional a partir da valorização das tradições, que deveriam ser preservadas e fomentadas na educação nos dois casos.

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Biographie de l'auteur

Amanda Marques de Carvalho Gondim, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Possui graduação em História, mestrado e doutorado em Educação. É Professora Efetiva da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

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Publiée
2021-01-08
Comment citer
Gondim, A. M. de C. (2021). A Comissão Nacional de Moral e Civismo e a Mocidade Portuguesa. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e157. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e157