A Institucionalización y disciplinación de niños indígenas en las misiones salesianas de Amazonas/Brasil (1923-1965)
Resumen
El texto trata sobre los internados salesianos en Amazonas / Brasil (1923-1965), con el objetivo de analisar las estrategias de institucionalización y disciplina de los niños indígenas. Desde la dialéctica y el enfoque cualitativo, la investigación combina la revisión de literatura y fuentes documentales primarias. Los resultados identifican las estrategias cotidianas de los internos, como la prohibición de lenguas nativas, la segregación sociocultural y la imposición de la lengua portuguesa en un contexto multilingüe. Las conclusiones apuntan a la asimetría de las relaciones sociales, la hegemonía católica en contextos educativos indígenas, el activismo táctico de los reclusos, las opiniones contradictorias sobre el régimen de internación, lo que denota que la interpretación y la comprensión de la educación salesiana son controvertidas.
Descargas
Citas
Colégio São Gabriel. (1950-1955). Livro vida escolar.
Colégio São Gabriel. (1952-1965). Livro vida escolar.
Missão Salesiana de Iauareté [MI]. (1933a, 4 de julho). Crônicas.
Missão Salesiana de Iauareté [MI]. (1933b, 6 de julho). Crônicas.
Missão Salesiana de Iauareté [MI]. (1960, 23 de março). Crônicas.
Missão Salesiana de Iauareté [MI]. (1965, 25 de agosto). Crônicas.
Missão Salesiana de Iauareté [MI]. (1971, 20 de junho). Carta.
Missão Salesiana São Gabriel da Cachoeira. (1962). Crônicas.
Missão Salesiana do Içana. (1964, 4 de julho). Crônicas.
Missão Salesiana do Içana. (1965, 3 de maio). Crônicas.
Relatório apresentado à Intendência Municipal de São Gabriel da Cachoeira pelo Exmo Snr. Dr. Madail Gonçalves, superintendente municipal, por occasião da instalação dos seus trabalhos em 1º de outubro de 1923 e Lei n. 9, de 8 de outubro de 1923, que orça a receita e fixa a despeza do município de São Gabriel para o ano de 1924. (1923).
Relatório lido pelo prefeito municipal, em comissão, Dr. Arnoldo Carpinteiro Péres, na reunião ordinária da intendência municipal de São Gabriel, no dia 16 de abril de 1929. (1929).
Ariès, P. (1981). História social da criança e da família (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC.
Bentham, J. (2008). O panóptico (2a ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Blanco, M. (n.d.). Inferno verde. Porto, PT: Oficinas Gráficas do Colégio dos Órfãos.
Cabalzar, A., Ricardo, C. A. (2006). Povos indígenas do Rio Negro: uma introdução à diversidade socioambiental do noroeste da Amazônia brasileira (3a ed. rev.). São Paulo, SP: ISA.
Chernela, J. M., & Leed, E. J. (2002). As perdas da história. Identidade e violência num mito Arapaço do Alto Rio Negro. In B. Albert & A. R. Ramos. Pacificando o branco: cosmologias do contato no norte-amazônico (p. 469-486). São Paulo, SP: UNESP.
Costa, M. G. (2012). A Igreja católica no Brasil: as ações civilizatórias e de conversão ao catolicismo das missões salesianas junto aos povos indígenas do alto Rio Negro (1960-1980) (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Douglas, M. (2007). Como as instituições pensam (1a ed.). São Paulo, SP: Edusp.
Elias, N. (2011). O processo civilizador: uma história dos costumes (Vol. I, 2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Falcão, J. A. F. (2008). A educação salesiana no internato de Barcelos analisada à luz do sistema pedagógico salesiano e da visão de ex-aluno (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Ferreira, G. V. (2007). Educação escolar indígena: as práticas culturais indígenas na ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel/Iauaretê (AM) (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
FOIRN/UNIRT. (2006). Bueri Kãdiri Marĩriye: os ensinamentos que não se esquecem / narrador Diakuru (Américo Castro Fernandes); intérprete Kisibi (Durvalino Moura Fernandes). São Gabriel da Cachoeira, AM.
Fontoura, I. F. (2006). Formas de transmissão de conhecimento entre os Tariano da região do Uaupés – AM (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Foucault, M. (1979). Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal.
Foucault, M. (2009). Vigiar e punir: nascimento da prisão (37a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Francisco, A. J. (2010). Educação & modernidade: os salesianos em Mato Grosso 1894-1919. Cuiabá, MT: Entrelinhas: EdUFMT.
Freire, J. R. B. (2011). Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ.
Gélis, J. (2008). O corpo, a Igreja e o sagrado. In A. Corbin, J-J. Courtine & G. Vigarello. História do corpo: da Renascença às luzes (p. 19-130). Petrópolis, RJ: Vozes.
Goffman, E. (2005). Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, SP: Perspectiva.
Goldman, I. (1948). Tribes of the Uaupés-Caqueta Region. In J. H. Steward (Org.), Handbook of South American Indians (Vol. III). New York, NY: Cooper Square Publishers.
Hohenscherer, N. (n.d.). História da evangelizção dos Maku de Pari-Cachoeira. Manaus, AM: Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia/ISMA.
Lima, A. C. S. (1992). O governo dos índios sob a gestão do SPI. In M. C. Cunha. História dos índios no Brasil (p. 155-172, 2a ed.) São Paulo: Companhia das Letras.
Luciano, G. J. S. (2006). “Projeto é como branco trabalha; as lideranças que se virem para aprender e nos ensinar”: experiências dos povos indígenas do alto rio Negro (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Luciano, G. J. S. (2013). Educação para manejo do mundo: entre a escola ideal e a escola real no Alto Rio Negro. Rio de Janeiro, RJ: Contracapa, Laced.
Às margens do Amazonas. (1941). (Leituras Católicas de Dom Bosco, ano LI, nº 619).
Nakata, C. (2008). Civilizar e educar: o projeto escolar indígena da missão salesiana entre os Bororo do Mato Grosso (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Novaes, S. C. (1993). Jogo de espelhos: imagens da representação de si através dos outros. São Paulo, SP: Edusp.
Oliveira, A. (2007). Etnomatemática dos Taliáseri: medidores de tempo e sistema de numeração (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Overing, J. (1995). O mito como história: um problema de tempo, realidade e outras questões. Mana, 1(1), 107-140.
Peres, S. C. 2013). A política da identidade: associativismo e movimento indígena no Rio Negro. Manaus, AM: Valer.
Pozzobon, J. (1983). Isolamento e endogamia: observações sobre a organização social dos índios Maku (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Renault-Lescure, O. (1990). As línguas faladas pelas crianças do Rio Negro (Amazonas): descontinuidade na transmissão familiar das línguas. In H. B. Franco & M. F. M. Leal (Org.), Crianças na Amazônia: um futuro ameaçado (p. 315-324). Belém: Universidade Federal do Pará.
Rezende, J. S. (2007). Escola indígena municipal Ʉtãpinopona Tuyuka e a construção da identidade Tuyuka (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande.
Rizzini, I. (2004). O cidadão polido e o selvagem bruto: a educação de meninos desvalidos na Amazônia imperial (Tese de Doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Rizzini, I. (2006). Educação popular na Amazônia Imperial: crianças índias nos internatos para educação de artífices. In P. M. Sampaio & R. C. Erthal (Orgs.), Rastros da memória: histórias e trajetórias das populações indígenas na Amazônia (p. 133-170). Manaus: EDUA.
Rodrigues, A. D. (1986). Línguas brasileiras: para o conhecimento das línguas indígenas. São Paulo, SP: Loyola.
Santos, B. S. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul (1a ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Saviani, D. (2008) História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
Silva, E. L. (2010). O binômio missão-educação em documentos da Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II e no Projeto Educacional da Sociedade Salesiana (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Silverwood-Cope, P. L. (1990). Os Makú: povo caçador do noroeste da Amazônia. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
Sõãliã, W. B. (Dorvalino Chagas). (2001). Cosmologia, mitos e histórias: o mundo dos Pamulin Mahsã Waikhana do Rio Papuri (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Sorensen J., & Arthur, P. (1983). El surgimiento de un regionalismo Tukano: presiones políticas. América Indígena, XLIII (4), 785-795.
Stella, P. (1968). Don Bosco nella storia della religiosità cattolica (Volume primo: vita e opere. Zurich, CH: PAS-VERLAG.
Umúsin, P. K., & Tolamãn, K. (1980). A mitologia heróica dos índios Desâna. Antes o mundo não existia. São Paulo, SP: Livraria Cultura Editora.
Viveiros de Castro, E. (2002). A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, SP: Cosac Naify.
Weigel, V. A. C. (2000). Escola de branco em maloka de índio. Manaus, AM: Editora da Universidade do Amazonas.
Derechos de autor 2021 Mauro Gomes da Costa (Autor)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.