A RBHE a um passo do Bicentenário da Independência e no início de uma nova década

  • Alicia Civera Cerecedo Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México
  • Ana Clara Bortoleto Nery Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília
  • Cláudia Engler Cury Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Evelyn de Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba
  • José Gonçalves Gondra Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Abstract

2021 é um ano singular para a História da Educação no Brasil. Ele representa uma transição, uma mudança de ciclo que se concretiza com o último ano antes de completarmos o bicentenário de nossa independência política, coincidindo com o início de uma nova década. Trata-se de um momento muito apropriado para pensarmos a história que nos trouxe até aqui, enquanto somos provocados pelas questões que se apresentam e hoje se impõem a nós professores e pesquisadores. De fato, esse é um movimento já iniciado na RBHE em 2020, quando, por meio de um dossiê, a revista inaugurou uma série de debates sobre essa temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alicia Civera Cerecedo, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional, Cidade do México

Licenciada em Pedagogia (Universidade Nacional Autônoma do México), mestre e doutora em Ciências com especialidade em Educação pelo Cinvestav (México). Atuou como professora de licenciatura e pós-graduação em diversas instituições do México e América Latina, além de ter realizado pesquisa na Espanha, Chile e Brasil. É editora da RBHE.

Ana Clara Bortoleto Nery, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto (livre-docente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, atuando na Graduação e na Pós-graduação, cujo Programa foi coordenadora. É bolsista Pq/CNPq. É editora da RBHE.

Cláudia Engler Cury, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atuou como Tesoureira da Sociedade Brasileira de História da Educação nos biênios (2013-2015 e 2015-2017), professora associada IV do departamento de história da Universidade Federal da Paraíba. Membro efetivo dos Programas de Pós-Graduação em História e em Educação da UFPB. É editora-chefe da RBHE.

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Escola de Educação e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É vice coordenadora do GT de História da Educação da ANPUH/PR. É editora da RBHE.

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutor em Educação (USP). Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista produtividade de pesquisa do CNPq. É editor da RBHE.

References

Cury, C. R. J. (4 abr. 2020). A Educação nas Constituições outorgadas [Vídeo]. In XIII Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=EWEUxvnTtiw
Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina.
Published
2021-09-27
How to Cite
Cerecedo, A. C., Nery, A. C. B., Cury, C. E., Orlando, E. de A., & Gondra, J. G. (2021). A RBHE a um passo do Bicentenário da Independência e no início de uma nova década. Revista Brasileira De História Da Educação, 21(1), e190. https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e190