<b>A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção</b>

  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Donaldo Bello de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Résumé

O texto discute parte dos resultados de levantamento documental nacional e internacional, aqui enfocando a produção científica relacionada à história da educação em perspectiva comparada Brasil-Portugal, publicada no período 1986-2006. Os estudos vinculados a esta temática encontram-se reunidos em seis categorias: produção e circulação internacional de saberes pedagógicos, historiografia da educação, escolarização primária, infância, profissão docente e disciplinas escolares. Dentre outros aspectos, a análise desta produção permite observar um predomínio quantitativo dos estudos que abordam a primeira temática, assim como ausências e lacunas de determinados temas importantes, revelando caminhos que precisam ser mais bem explorados.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Membro do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

(PGPS – CCH – Uenf)

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Política e Administração Educacional pela Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Publiée
2011-12-23
Comment citer
Martínez, S. A., & Souza, D. B. de. (2011). <b>A história da educação em perspectiva comparada no contexto luso-brasileiro: duas décadas de produção</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 11(2 [26]), 155-189. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38501