<b>Reabrindo o debate sobre Nagle, a educação e a saúde na historiografia brasileira</b>

  • Luiz Antonio de Castro Santos Universidade de Harvard (Estados Unidos).

Résumé

Busca-se debater os conceitos de Jorge Nagle sobre política e profissionalismo na educação brasileira, nas décadas que antecedem e inauguram o Estado Novo. Os conceitos de Nagle permitem analisar um período de efervescência ideológica e de campanhas cívicas em que muitos atores se destacavam, simultaneamente, como educadores e sanitaristas. A renovação técnico-administrativa no pós-1930 reduziu, mas não eliminou, a tônica política e ideológica que caracterizava o cenário antes de Vargas. De acordo com a visão de Nagle, aqui se defende que a técnica e o profi ssionalismo não excluíam a política; sustenta-se, por fi m, que os novos profi ssionais não se envolviam, forçosamente, em estratégias de “disciplinamento” de mentes e corpos, como sugerem alguns trabalhos recentes.

 

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Biographie de l'auteur

Luiz Antonio de Castro Santos, Universidade de Harvard (Estados Unidos).
Professor adjunto. Ph.D. em sociologia, Universidade de Harvard (Estados Unidos).
Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Publiée
2012-02-07
Comment citer
Santos, L. A. de C. (2012). <b>Reabrindo o debate sobre Nagle, a educação e a saúde na historiografia brasileira</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(1 [16]), 47-62. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38587