<b>As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940</b>

  • Juliana Miranda Filgueiras Unifesp

Résumé

Este artigo analisa as avaliações dos livros didáticos realizadas durante os anos 1940 e sua relação com a conformação dos saberes escolares. A política para o livro escolar foi estabelecida pelo decreto-lei n. 1.006/38, que criou a Comissão Nacional do Livro Didático, encarregada de examinar e autorizar os manuais que deveriam ser adotados no país. Buscou-se problematizar a constituição da comissão, compreender quem eram seus membros e os trabalhos que realizavam, centrando-se no estudo das avaliações dos livros didáticos. A análise evidenciou os embates entre os sujeitos envolvidos com as avaliações, que buscavam atualizar os conteúdos e métodos de ensino, de acordo com os programas oficiais e com as pesquisas das áreas científicas, além de conformar uma ortografia oficial para o país.

 

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Biographie de l'auteur

Juliana Miranda Filgueiras, Unifesp

Doutora em História da Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC/SP. Pós-doutoranda em História na Unifesp. Participa do projetos de pesquisa Forma Material da Cultura Pedagógica: análise de periódicos educacionais editados no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980, sob coordenação de Profa. Dra. Maria Rita de Almeida Toledo.

 

Publiée
2013-05-19
Comment citer
Miranda Filgueiras, J. (2013). <b>As avaliações dos livros didáticos na Comissão Nacional do Livro Didático: a conformação dos saberes escolares nos anos 1940</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 13(1[31]), 159-192. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38828