A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora

  • Ivanilde Alves Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Hajnalka Halasz Gati Faculdade Boa Viagem - Recife - Pe

Résumé

A partir de pesquisas sobre o processo de inserção da mulherno magistério, no final do século XIX, este artigo busca discutir a importância da criação da Escola Normal para Senhoras da Sociedade Propagadora da Instrução Pública em1872, surgida no seio da sociedade civil, não tutelada pelo Estado e que objetivava inserir a mulher no mundo do trabalho através de uma atividade para a qual, acreditava-se, ela estava naturalmente ‘destinada’. O estudo é de natureza bibliográfica e documental, a partir de estatutos, regimentos, regulamentos e memória da Sociedade Propagadora, relatórios dos inspetores de instrução e periódicos da época. É importante ressaltar acrença nos poderes da instrução e da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.

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Bibliographies de l'auteur

Ivanilde Alves Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Educação pela Universidade do Minho- Braga- Portugal, professora da Universidade Federal de Pernambuco- Centro de Educação, pesquisadora das questões referentes a construçã da identidade profissional docente na educação brasileira.
Hajnalka Halasz Gati, Faculdade Boa Viagem - Recife - Pe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, membro do Núcleo de Estudos de História de Educação de Pernambuco, pesquisadora das questões referentes a educação da mulher em Pernambuco.

Publiée
2014-04-25
Comment citer
Monteiro, I. A., & Gati, H. H. (2014). A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 99-126. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38865