A educação da mulher em Pernambuco no século XIX: recortes sobre a Escola Normal da Sociedade Propagadora
Résumé
A partir de pesquisas sobre o processo de inserção da mulherno magistério, no final do século XIX, este artigo busca discutir a importância da criação da Escola Normal para Senhoras da Sociedade Propagadora da Instrução Pública em1872, surgida no seio da sociedade civil, não tutelada pelo Estado e que objetivava inserir a mulher no mundo do trabalho através de uma atividade para a qual, acreditava-se, ela estava naturalmente ‘destinada’. O estudo é de natureza bibliográfica e documental, a partir de estatutos, regimentos, regulamentos e memória da Sociedade Propagadora, relatórios dos inspetores de instrução e periódicos da época. É importante ressaltar acrença nos poderes da instrução e da educação para a implantação de uma desejada sociedade moderna, fundada na urbanização e industrialização.Téléchargements
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.