A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro

  • Alexandra Lima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Résumé

Analisar a relação entre o florescimento do mercado editorial e o significativo investimento na publicação de livros didáticos, particularmente dos manuais didáticos de História do Brasil, é o objetivo deste trabalho. Através de fontes variadas, tais como livros didáticos, catálogos e almanaques de editoras, anúncios em periódicos, dentre outras, este estudo busca compreender mudanças e permanências na produção de livros didáticos de história no bojo da ampliação da cultura letrada no Rio de Janeiro, desde meados do século XIX às décadas iniciais do século XX. Procura indicar as ações de alguns dos sujeitos envolvidos nesse processo – autores, livreiros, editores, professores – no sentido de compreender os significados da vulgarização do conhecimento histórico por meio dos manuais do ensino.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Alexandra Lima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Bacharel, licenciada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro( UERJ) . Foi bolsista do programa PDEE CAPES, com estágio na Universidade de Alcalá, sob a supervisão do professor Dr. Antonio Castillo Gómez. Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de história, história da educação, livros didáticos, mercado editorial, escrita de viajantes e escritas de história.
Publiée
2014-04-28
Comment citer
Silva, A. L. da. (2014). A carne do mercado: livros didáticos e o florescimento do comércio livreiro na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De História Da Educação, 14(1[34]), 223-250. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38870