Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860)

  • Mauricéia Ananias Universidade Federal da Paraíba
  • Surya Aaronovich Pombo de Barros Universidade Federal da Paraíba/ UFPB

Résumé

Busca-se iluminar os primeiros anos do processo de institucionalização da escola pública da província da Parahyba do Norte, considerando-se a atuação do governo provincial para a criação das aulas de primeiras letras. A partir da análise de fontes como os relatórios de presidentes de província e documentos diversos da instrução, e utilizando-se o conceito de experiência de E. P. Thompson, cotejam-se as ideias veiculadas nesses documentos com os textos de dois regulamentos aprovados em 1849. Conclui-se que tal legislação contribuiu para o estabelecimento da instrução pública primária, bem como os discursos indicaram a preocupação com a disseminação da escola, considerando as famílias dos alunos e os professores alvos da ação reguladora e civilizadora do governo provincial.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Mauricéia Ananias, Universidade Federal da Paraíba
Professora lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas- DHP e no Programa de pós-gradauação- PPGE da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
Surya Aaronovich Pombo de Barros, Universidade Federal da Paraíba/ UFPB
Professora lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas- DHP da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
Publiée
2015-01-01
Comment citer
Ananias, M., & Barros, S. A. P. de. (2015). Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 83-108. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38911