Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860)

  • Mauricéia Ananias Universidade Federal da Paraíba
  • Surya Aaronovich Pombo de Barros Universidade Federal da Paraíba/ UFPB
Palavras-chave: Instrução pública, Escolarização, Século XIX, Província, Aulas de primeiras letras

Resumo

Busca-se iluminar os primeiros anos do processo de institucionalização da escola pública da província da Parahyba do Norte, considerando-se a atuação do governo provincial para a criação das aulas de primeiras letras. A partir da análise de fontes como os relatórios de presidentes de província e documentos diversos da instrução, e utilizando-se o conceito de experiência de E. P. Thompson, cotejam-se as ideias veiculadas nesses documentos com os textos de dois regulamentos aprovados em 1849. Conclui-se que tal legislação contribuiu para o estabelecimento da instrução pública primária, bem como os discursos indicaram a preocupação com a disseminação da escola, considerando as famílias dos alunos e os professores alvos da ação reguladora e civilizadora do governo provincial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricéia Ananias, Universidade Federal da Paraíba
Professora lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas- DHP e no Programa de pós-gradauação- PPGE da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
Surya Aaronovich Pombo de Barros, Universidade Federal da Paraíba/ UFPB
Professora lotada no Departamento de Habilitações Pedagógicas- DHP da Universidade Federal da Paraíba- UFPB.
Publicado
2015-01-01
Como Citar
Ananias, M., & Barros, S. A. P. de. (2015). Escolarização na província da Parahyba do Norte: a organização da instrução pública primária (1840-1860). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 83-108. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38911