Os ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: a “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903)

  • Rodrigo Sarruge Molina Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação
  • Mara Regina Martins Jacomeli Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação

Résumé

Neste artigo, analisa-se o surgimento dos primeiros projetos de educação agrícola, prática e secundária do Estado de São Paulo, cujo resultado foi a criação da ESALQ.  Depois das tentativas da iniciativa privada e posteriormente do governo estadual, a escola foi inaugurada em 1901. A primeira parte do estudo é concentrada no período entre 1881 e 1901, quando foram elaborados os projetos de construção da escola. Na segunda parte, referente aos anos de 1901 a 1903, analisam-se a inauguração emergencial da escola e seu funcionamento precário. Constata-se que, tanto no nível nacional quanto no local, existiram inúmeras barreiras à implantação de projetos modernizadores, como os das escolas agronômicas. Internacionalmente, para além do conservadorismo local, era necessária a condição de um Brasil não desenvolvido e ‘colonial’.

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Bibliographies de l'auteur

Rodrigo Sarruge Molina, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação

Historiador e doutorando em Educação - Departamento de Filosofia e História da Educação(DEFHE). Faculdade de Educação - UNICAMP.

Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação

Pedagoga, Prof. Dra. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

Departamento de Filosofia e História da educação (DEFHE)

Endereço: Campinas, São Paulo, Rua Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas - SP, 13083-865.

Publiée
2016-09-21
Comment citer
Molina, R. S., & Jacomeli, M. R. M. (2016). Os ruralistas paulistas e seus projetos para a educação agrícola: a “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) em Piracicaba (1881 a 1903). Revista Brasileira De História Da Educação, 16(4[43]), 190-240. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40731