O papel dos Congressos Internacionais no processo de conformação do campo disciplinar da Educação na Argentina (1910-1937)

  • Claudio Suasnábar Dr. en Ciencias Sociales (FLACSO/Argentina)
  • María Verónica Cheli Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Ciencias de la Educación

Résumé

Desde o fim do século XIX emerge, na Argentina e na Europa, um campo disciplinar orientado ao estudo dos fenômenos educativos, estreitamente vinculado ao surgimento dos sistemas
educativos nacionais, por um lado, e às demandas de qualificação profissional, por outro. Esse campo se institucionalizará nas primeiras décadas do século XX, tanto no interior quanto no exterior da universidade, mas em estreita relação com o campo de saberes profissionais. Esse processo de conformação da educação como um campo disciplinar supõe, entre outros aspectos, a constituição de redes e circuitos de comunicação (principalmente, revistas e congressos especializados) e a geração de mecanismos de regulação interna da produção de conhecimento e das hierarquias entre os agentes. Os Congressos Internacionais de Educação se iniciam na Europa, focalizando distintas temáticas (a criança, pedagogia, psicologia e filosofia) e nucleando diferentes públicos (professores, funcionários, médicos e intelectuais) em que
participariam numerosos especialistas argentinos. Este trabalho constitui uma primeira exploração do papel dos Congressos Internacionais não apenas na emergência desse campo
disciplinar mas, igualmente, dos circuitos de difusão e as formas de recepção de saberes pedagógicos.

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Bibliographies de l'auteur

Claudio Suasnábar, Dr. en Ciencias Sociales (FLACSO/Argentina)
Dr. en Ciencias Sociales (FLACSO/Argentina)
María Verónica Cheli, Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Ciencias de la Educación
Investigadora y docente de la UNLP / FAHCE
Publiée
2015-09-01
Comment citer
Suasnábar, C., & Cheli, M. V. (2015). O papel dos Congressos Internacionais no processo de conformação do campo disciplinar da Educação na Argentina (1910-1937). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 83 - 107. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40784