Produção e distribuição do mobiliário escolar: uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895)
Résumé
O objetivo neste trabalho é discutir, da perspectiva da história econômica, a aquisição e a proveniência das carteiras escolares destinadas às escolas públicas paulistas na segunda metade do século XIX (1854-1895). As fontes principais da investigação são correspondências trocadas no âmbito da administração pública. Além de um objeto escolar, a carteira é também um artefato industrial, o que mostra que a história e a configuração da escola não se definem somente em seu interior. Como resultado, demonstra-se a relação entre Estado, economia e criação das condições físicas de funcionamento da escola pública em São Paulo, no período delimitado.
Téléchargements
Copyright (c) 2018 Wiara Rosa Rios Alcântara

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.