Produção e distribuição do mobiliário escolar: uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895)

  • Wiara Rosa Rios Alcântara UNIFESP/Diadema

Résumé

O objetivo neste trabalho é discutir, da perspectiva da história econômica, a aquisição e a proveniência das carteiras escolares destinadas às escolas públicas paulistas na segunda metade do século XIX (1854-1895). As fontes principais da investigação são correspondências trocadas no âmbito da administração pública. Além de um objeto escolar, a carteira é também um artefato industrial, o que mostra que a história e a configuração da escola não se definem somente em seu interior. Como resultado, demonstra-se a relação entre Estado, economia e criação das condições físicas de funcionamento da escola pública em São Paulo, no período delimitado.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Wiara Rosa Rios Alcântara, UNIFESP/Diadema
É graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, tendo sido bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tanto no mestrado quanto no doutorado. Tem experiência como professora titular de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Diadema. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores; Memória e profissão docente; Cultura Escolar; Cultura Material Escolar; História Econômica da Escola; Legislação escolar; História da Administração escolar. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE-USP)
Publiée
2018-03-20
Comment citer
Alcântara, W. R. R. (2018). Produção e distribuição do mobiliário escolar: uma história econômica do investimento na escola pública paulista (1854-1895). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e008. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42062