Imprensa e educação em O Recopilador, ou Livraria dos Meninos: jornal moral, instructivo e miscellanico (1837–38)

Résumé

O artigo analisa o jornal baiano O Recopilador (1837-1838) como instância educativa endereçada à mocidade brasileira. Em diálogo com a história da educação, história da leitura e história das culturas do escrito, utiliza como fonte principal o jornal, analisando sua função propagadora de valores, ideias e comportamentos. Discute, ainda, as condições políticas e sociais que envolveram a sua produção, assim como sua materialidade, seu provável endereçamento e usos. Destaca a sua originalidade temática ao se esquivar das tensões políticas insurgentes e em relação ao seu público alvo. Apresenta um conteúdo educativo moralizante com forte marca religiosa, por meio da compilação de contos, provérbios, biografias, do romance O Novo Robinson e outros textos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Federal de Minas Gerais

Mônica Yumi Jinzenji é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; pesquisadora do GEPHE (Centro de Pesquisas em História da Educação) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita.

Vinícius Antunes de Aguiar Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Vinicius Antunes Aguiar Pinto é graduando em Pedagogia pela UFMG. Estudante de Iniciação Científica em História da Educação e membro do GEPHE (Centro de Pesquisas em História da Educação).

Publiée
2018-05-19
Comment citer
Jinzenji, M. Y., & Pinto, V. A. de A. (2018). Imprensa e educação em O Recopilador, ou Livraria dos Meninos: jornal moral, instructivo e miscellanico (1837–38). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e015. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42910