Imprensa e educação em O Recopilador, ou Livraria dos Meninos: jornal moral, instructivo e miscellanico (1837–38)
Résumé
O artigo analisa o jornal baiano O Recopilador (1837-1838) como instância educativa endereçada à mocidade brasileira. Em diálogo com a história da educação, história da leitura e história das culturas do escrito, utiliza como fonte principal o jornal, analisando sua função propagadora de valores, ideias e comportamentos. Discute, ainda, as condições políticas e sociais que envolveram a sua produção, assim como sua materialidade, seu provável endereçamento e usos. Destaca a sua originalidade temática ao se esquivar das tensões políticas insurgentes e em relação ao seu público alvo. Apresenta um conteúdo educativo moralizante com forte marca religiosa, por meio da compilação de contos, provérbios, biografias, do romance O Novo Robinson e outros textos.
Téléchargements
Copyright (c) 2018 Mônica Yumi Jinzenji, Vinícius Antunes de Aguiar Pinto

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.