Rumo à liberdade de ensino: o mito dos Estados Unidos no Brasil oitocentista (1862-1879)

Résumé

Este artigo investiga o modo como o mito dos Estados Unidos da América emerge no Brasil oitocentista, sobretudo em alguns discursos sobre instrução pública, dispersos em livros e relatórios ministeriais sobre o assunto, publicados entre 1862, ano da primeira edição das Cartas do solitário, de Tavares Bastos, até 1879, quando foi consagrada, pelo governo imperial, a liberdade de ensino. Nosso objetivo é compreender a funcionalidade política e cultural de tais referências, com atenção especial às suas finalidades pedagógicas, especialmente no que toca à questão da liberdade de ensino, tema polêmico na segunda metade do século XIX, uma vez que entrava em conflito com a política de instrução pública do partido conservador, hegemônico na direção do governo desde, pelo menos, 1837, sob a liderança de Bernardo Pereira de Vasconcelos (1795-1850). Foram analisados textos dos seguintes autores, além do já mencionado Tavares Bastos: Liberato Barroso, Antonio d’Almeida Oliveira e Leôncio de Carvalho.

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Bibliographies de l'auteur

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Luiz Eduardo Meneses de Oliveira é Mestre em Teoria Literária (Unicamp), Doutor em História da Educação (PUC-SP), Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

José Augusto Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
José Augusto Batista dos Santos é Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS) e membro do Núcleo de Estudos de Cultura da UFS.
Publiée
2018-05-19
Comment citer
Oliveira, L. E. M. de, & Santos, J. A. B. dos. (2018). Rumo à liberdade de ensino: o mito dos Estados Unidos no Brasil oitocentista (1862-1879). Revista Brasileira De História Da Educação, 18, e016. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42911