Venho por meio desta

escolas radiofônicas e cotidiano nas cartas do movimento de educação de base em Pernambuco (1961-1966)

  • Kelly Ludkiewicz Alves Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Résumé

Contamos a história do ‘Movimento de Educação de Base’ (MEB) em Pernambuco, através da experiência dos monitores e alunos, que por meio das cartas deram visibilidade aos limites e às suas expectativas em relação à alfabetização. Partindo da história cultural e da história da cultura escrita, apresentamos as características de produção, circulação e o conteúdo das cartas, que em diálogo com a história da educação, permitiu identificar na experiência cotidiana as estratégias mobilizadas para o funcionamento das escolas radiofônicas, que possibilitaram a formação de uma comunidade de escreventes, em torno do intercâmbio epistolar e da circulação dos conteúdos educativos pelo rádio, práticas que transformaram as escolas radiofônicas em espaços de aprendizagem, produção e circulação da cultura popular.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Kelly Ludkiewicz Alves, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

É doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS-PUC/SP) e mestre pelo mesmo Programa. É Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), membro do Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC), coordenadora do Cineclube Vesúvio. Pesquisa no campo da História da Educação, temas relacionados à alfabetização de adultos, educação radiofônica, modelos, práticas, materialidades e cultura escrita.

Références

Barbosa, S. F. P. (2011). Códigos, regras e ornamentos nos secretários, manuais e métodos de escrever cartas: a tradição luso-brasileira. Veredas, 15, 79-106.

Beisiegel, C. R. (2004). Estado & educação popular. Brasília, DF: Liber Livro.

Blas, V. S. (2003). Aprender a escribir cartas: los manuales epistolares en la España contemporánea (1927-1945).Gijón, ES: EdicionesTrea.

Burke, P. (2005). O que é história cultural. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

Carvalho, M. M. C. (1998). Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In C. P. Souza & D. Catani (Ed.), Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente (p. 31). São Paulo, SP: Escrituras.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1965, 07 de outubro). [Carta de]Ana Rodrigues da Silva às supervisoras do MEB Recife. Fazenda Calderãozinho. Cx. 4(1).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964v, 03 de maio). [Carta de]Afonso Alves da Silva à professora Dinalva. Várzea do Meio. Cx. 2(3).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964y, 08 de novembro). [Carta de]Antonio Francisco de Souza àJuvaneta. Sitio Campestre. Cx. 3(1).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964u, 06 de julho). [Carta de]Aliete Dantas às supervisoras. Verdejante. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964w, 03 de abril). [Carta de]Anésia Inês de Aguiar às supervisoras. Monte Alegre. Cx. 2(3).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964m, 20 de julho). [Carta de]Antonio Jorge da Silva à professora Marliete. Santa Terezinha/Condado.Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1966, 12 de março). [Carta de]Antonio Tenório da Silva à Equipe de Nazaré da Mata. Engenho Campina Verde.Cx. 4(1).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964x, 05 de julho). [Carta de]Cecília Evangelista à supervisora Anete. Sítio Betânia. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964g, 09 de agosto). [Carta de]Cecília Evangelista à supervisora Helenita. Sítio Betânia. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964n, 03 de julho). [Carta de] Clarindo Vieira Matos às supervisoras de Petrolina. Cacimbinha/Pedra Branca. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964e, 03 de abril). [Carta de] Doralice Barros da Cruz à supervisoram. Cabrobó. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964k, 10 de julho). [Carta de] Edwiges às supervisoras. Salgueiro. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964c, 29 de maio). [Carta de] Francísco Cardozo dos Santos à supervisora. Ouricuri.Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964o, 12 de julho). [Carta de] Generosa à supervisora Anete. Fazenda Vitorino, caixa 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (s.n.). [Carta de] Isabel à supervisora. [S.l.]. Cx. 2(1).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964a, 01 de dezembro). [Carta de]João Felisberto da Silva. Sítio Pendência. Cx. 3.

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1963a, 01 de setembro). [Carta de] José Ferreira da Silva às supervisoras. Fazenda Vitorino. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964d, 22 de agosto). [Carta de] Joventino Jorge de Freitas à Equipe do MEB. Sitio Mondí.Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964l, 03de julho). [Carta de] Lourdite às supervisoras. Espírito Santo. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964p, 24 de abril). [Carta de] Marçal Pereira Lima à supervisora Maria Helena. Várzea das Pedras.Cx. 2(3).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1963c, 10 de dezembro). [Carta de] Maria da Paz à professora. Sítio.Cx. 2(3).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964q, 15 de julho). [Carta de] Maria de Lourdes Pessoa à Anete. Granito. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964r, 30 de agosto). [Carta de] Maria de Lourdes Pessoa à supervisora Raimunda. Granito. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964j, 08 de agosto). [Carta de] Maria Francisca de Jesus á D. Edna [supervisora]. Sítio Chambá/Riacho. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1963d 03 de outubro). [Carta de] Maria Isabel Silva à supervisora Teresinha. Sítio Lagoa do Arroz. Cx. 2(1).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964i, 07 de agosto). [Carta de] Maria Lira Rocha às supervisoras. Pau-Ferro. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964b, 12 de junho). [Carta de] Maria Prosperina Dias Romão às professoras do MEB. São Gonçalo. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964t 08 de junho). [Carta de] Maria Rodrigues Araújo à supervisora.[S.l.]. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964f, 06 de agosto). [Carta de] Maria Severina da Silva à superviora. Serra da Capoeira. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964s, 11 de maio). [Carta de] MelâniaCallon às supervisoras. Sangue-suga. Cx. 2(3).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1963b, 08 de dezembro). [Carta de] Osoria Gomes de Moura à supervisora. Jundiaí. Cx. 2(2).

Centro de Documentação e Informação Científica [CEDIC-PUC-SP]. (1964h, 01 de novembro). [Carta de] Petronildo Gomes à Anete [supervisora]. Antonopolis. Cx. 2(2).

Costa, M. A. B., & Brandão, C. R. (1985). A questão política da educação popular. São Paulo, SP: Brasiliense.

Fávero, O. (2006). Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966).Campinas: Autores Associados.

García Encabo, C., Juberías Hernández, R., & Manrique Romero, A. (1996). Cartas muertas: la vida rural en la posguerra. Valladolid, ES: Ámbito Ediciones.

Gómez, A. C. (2002). De la mano al archivo: a guisa de prólogo. In A. Castillo Gómez (Ed.), La conquista del alfabeto. Escritura y classes populares (p. 17-21). Gijón, ES: Trea.

Gómez, A. C. (2003). Historia de la cultura escrita: ideas para el debate. Revista Brasileira de História da Educação, 1(5), 93-124.

Gómez, A. C. (2005). ‘El mejor retrato de cada uno’: la materialidad de la escritura epistolar en la sociedad hispana de los siglos XVI y XVII. Hispania, LXV(3), 221, 847-876.

Gómez, A. C., & Blas, V. S. (2014). Cinco siglos de cartas: história y prácticas epistolares en las épocas moderna y contemporânea. Huelva, ES: Universidad de Huelva.

Gonzalez, J. A. (2011). Cultura, educação popular e transformação social nas formulações do MEB e do CPC: 1961-1964 (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Kadt, E. (2007). Católicos radicais no Brasil. Brasília, DF: Unesco.

Luna, F. V., & Klein, H. S. (2014). Mudanças sociais no período militar (1964-1985). In D. A. Reis, M. Rident i& R. P. Motta (Ed.), A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964 (p. 66). Rio de Janeiro, RJ: Zahar.

Movimento de Educação de Base[MEB]. (1962, dezembro).1° Encontro de Coordenadores: conclusões. Recife, PE. Acervo CEDIC.

Movimento de Educação de Base[MEB]. (s.n.c). O monitor: apostila 4. [S.l]. Acervo UFF/RJ.

Movimento de Educação de Base [MEB]. (s.n.a). Pernambuco: relatório de 1964. [S.l]. Acervo CEDIC.

Movimento de Educação de Base [MEB]. (s.n.b). Pernambuco: relatório anual de 1965. [S.l]. Acervo CEDIC.

Movimento de Educação de Base[MEB]. (1963). Sistema radioeducativo de Olinda e Recife: programa do monitor. Acervo CEDIC.

Paiva, V. (1983). Educação popular e educação de adultos. São Paulo, SP: Edições Loyola.

Petrucci, A. (2003). La ciencia de la escritura: primera lección de paleografia.Buenos Aires, AR: Fondo de Cultura Econômica.

Souza, C. M. (2006). Pelas ondas do rádio: cultura popular, camponeses e o Movimento de Educação de Base (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Thompson, E. P. (2011). Costumes em comum.São Paulo, SP: Companhia das Letras.

Wanderley, L. E.(1984). Educar para transformar. Petrópolis, RJ: Vozes.

Williams, R. (1992). Cultura. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Publiée
2020-04-08
Comment citer
Alves, K. L. (2020). Venho por meio desta. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e107. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47247