‘Saber é poder’ e o saber do poder

José Veríssimo (1857-1916) entre a ‘marginalização’ e o ‘engajamento’ educativo na Província do Pará (1881-1884)

  • Felipe Tavares Moraes Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Amazônia, Geração 1870, Política Científica, Instrução Pública

Resumo

Este artigo analisa a ‘experiência educativa’ de José Veríssimo associada à ‘marginalização’ e ao ‘engajamento’ político na província do Pará. No contexto de polarização política entre tradição imperial e política científica, ocorreu o concurso para a cadeira de francês do Liceu Paraense (1881) e emergiu a Sociedade Paraense Promotora da Instrução (1883-1884). Considero que a desclassificação no concurso foi uma forma de marginalização das posições profissionais prestigiadas e constatação a respeito da ‘decadência’ das instituições imperiais – conhecendo o ‘saber do poder’ –, permitindo o engajamento na Sociedade – promovendo o ‘saber é poder’ –, ao se apropriar das práticas político-culturais da Geração 1870 de contestação do status quo saquarema no contexto amazônico. 

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Biografia do Autor

Felipe Tavares Moraes, Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) - Linha de Pesquisa: Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA) em 2011, na Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Graduado (Licenciatura/Bacharelado) em História na Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2009. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE/USP).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: História Social dos Intelectuais (Produção, Sociabilidade, Circulação e Apropriação), Ensino de História e Relações Étnico-Raciais (Lei nº 10.639/2003)

 

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Publicado
2020-06-29
Como Citar
Moraes, F. T. (2020). ‘Saber é poder’ e o saber do poder. Revista Brasileira De História Da Educação, 20(1), e117. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/50816