Novos ventos, sustentabilidade e outros desafios

Résumé

O número 23 da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE) foi produzido nos marcos de uma conquista, visto que foi financiado pelo edital de Editoração do CNPq, de modo a oferecer uma maior sustentabilidade à revista e custear, ainda que parcialmente, os serviços de terceiros (Pessoa jurídica), tais como Revisão textual/gramatical; normalização textual e de referências; projeto gráfico e diagramação, pagamento de DOI e Ithenticate, e incremento da publicação de textos em língua estrangeira, bem como os serviços de Pessoa física, considerando a necessidade de preparação do texto, marcação XML e validação (XPM e Style Checker), e ajuda de custo para os serviços técnicos necessários ao desenvolvimento das ações estratégicas da RBHE, correspondente aos 45 artigos do Volume 23 da RBHE, do ano de 2023.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo Vieira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Professor Titular de História da Educação na UFPR, atuando no PPGE, Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação. Pesquisador Produtividade do CNPq (1C). Doutor em História e Filosofia da Educação (PUC-SP-1998). Atuou como Professor Visitante na Universidad Nacional de Quilmes (Arg.-2022); Stanford University (USA-2015); University of London, Institute of Education (UK - 2009); University of Cambridge, Faculty of History (UK - 2008). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE (2015-2019). Coordenador do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE). Editor-associado da RBHE.

Eduardo Lautaro Galak, Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires, Argentina

Doutor em Ciências Sociais (2012) pela Universidad Nacional de La Plata. Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil. Atualmente é pesquisador no Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina) como Investigador Adjunto, vinculado institucionalmente com o Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (IdIHCS, UNLP/CONICET). Editor-associado da RBHE.

José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor Titular de História da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e da FAPERJ, no Programa Cientista do Nosso Estado. Editor-chefe da Revista Brasileira de História da Educação.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasila

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora do Centro de Educação da UFRN e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora-associada da RBHE.

Raquel Discini de Campos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil

Historiadora, professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nos cursos de graduação em Pedagogia e Comunicação Social. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Tecnologias, Comunicação e Educação, filia-se à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação (PPGED) e Tecnologias e Interfaces da Comunicação (PPGCE). Editora-associada da RBHE.

Sergio Luiz de Godoy, Sociedade Brasileira de História da Educação, Maringá, PR, Brasil

Licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atua com gestão e publicação de periódicos científicos desde 2013. Secretário da Revista Brasileira de História de Educação (SBHE).

Références

Silva, F. C. C., & Silveira, L. (2019). O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, v.31, e190001. http://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001
SciELO. (2021). SciELO Brasil: sustentabilidade operacional e financeira e relevância. https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/SciELO-Brasil-Sustentabilidade-Operacional-e-financeira-Relatorio-sobre-Consultas-semestrais-20210818.pdf, 2021.
SciELO. (2022a, 17 de maio). A Ciência Aberta nas Humanidades [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=pB7U2lzhNjU&t=4s. Youtube.
SciELO. (2022b, 18 de maio). A Ciência Aberta nas Humanidades [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=WIk-o_a53Aw&t=339s. Youtube.
Sociedade Brasileira de História da Educação. (2022, 15 de março). Os desafios da Ciência Aberta [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=JOr8fAzJZh4. Youtube.
Souza, G., Cordeiro, A. B., Bencostta, M. L., & Nery, A. C. B. (2023). História da educação e materialidades. Revista Brasileira de História da Educação, 23(1), e266. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e266
Publiée
2023-09-18
Comment citer
Vieira, C. E., Galak, E. L., Gondra, J. G., Medeiros Neta, O. M. de, Campos, R. D. de, & Godoy, S. L. de. (2023). Novos ventos, sustentabilidade e outros desafios. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e294. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e294

Funding data