A Escola Normal da Campanha/MG no contexto da transição para a República

projetos, conflitos e formação docente (1873-1890)

Résumé

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre a Escola Normal da Campanha e o seu papel no contexto histórico local. Buscou-se analisar esta instituição pública de ensino da cidade da Campanha, em sua primeira fase – 1873 a 1890 –, a partir de aspectos políticos e sociais, inserida em um período de disputas por um projeto de Nação, entre o fim da Monarquia e o início da República. Nessa perspectiva, as contribuições teóricas de Edward Thompson foram adotadas para analisar as fontes obtidas por meio de pesquisas em dois centros de documentação: o Arquivo Público Mineiro e o Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort. Com isso, espera-se contribuir, por meio da História Social da Educação, com as novas reflexões em torno da presença da Escola Normal Oficial nessa cidade.

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Bibliographies de l'auteur

Cássio Hideo Diniz Hiro, Universidade do Estado de Minas Gerais, Campanha, MG, Brasil

Graduado em História e Doutor em Educação, é professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (DCHSA) da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – unidade Campanha. Além da temática da História da Educação, também pesquisa sobre a História Social do trabalhador docente e do movimento sindical de trabalhadores em educação. É líder do GRUHISED - Grupo de Pesquisa em História Social da Educação: discursos, práticas e experiências coletivas e organizacionais.

Gabrielle Araújo Figueiredo, Universidade do Estado de Minas Gerais, Campanha, MG, Brasil

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante do NEPEHM - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em História e Memória. Bolsista em 2023 da pesquisa "Escola Normal de Campanha/MG: projetos, conflitos políticos e papeis sociais da escola pública e da formação docente no século XIX". Ex-bolsista de Iniciação Científica do CNPq na linha de pesquisa História Contemporânea, Ditadura Militar e Repressão às drogas.

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Publiée
2025-02-25
Comment citer
Diniz Hiro, C. H., & Figueiredo, G. A. (2025). A Escola Normal da Campanha/MG no contexto da transição para a República. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e360. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e360