<b>Acerca do valor de ser professor(a): remuneração do trabalho docente em Minas Gerais (1859-1900)</b>

  • Sarah Jane Alves Durães Universidade Estadual de Montes Claros (MG).

Résumé

Este artigo analisa algumas relações que favoreceram a determinação da remuneração de professores e professoras do magistério público primário da província/estado de Minas Gerais, durante a segunda metade do século XIX. A remuneração no período estudado era definida a partir de diferentes critérios como o sexo do professor, situação funcional – se efetivo, substituto, vitalício ou interino –, a localização da escola – rural, urbana, distrito, freguesia e vila –, o grau em que atuava o professor ou professora, o número de alunos, o tempo de atuação e outros. Em suma, a remuneração deve ser analisada como decorrente de valores historicamente construídos nas relações vividas no interior da escola e da esfera pública bem como nas relações sociais externas a elas.

 

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Biographie de l'auteur

Sarah Jane Alves Durães, Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
Publiée
2012-02-08
Comment citer
Durães, S. J. A. (2012). <b>Acerca do valor de ser professor(a): remuneração do trabalho docente em Minas Gerais (1859-1900)</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 7(2 [14]), 145-176. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38602