<b>A Cultura Escolar como Objeto Histórico</b>

  • Dominique Julia Instituto Universitário Europeu (Florença).
Palavras-chave: História da Escola, Cultura Escolar, Normas e Finalidades da Escola, Profissionalização do Educador, Conteúdos do Ensino, Práticas Escolares

Resumo

O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contemporâneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desenvolvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares.

 

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Biografia do Autor

Dominique Julia, Instituto Universitário Europeu (Florença).
É diretor de pesquisas do CNRS, antigo prof. do Instituto Universitário Europeu (Florença), e especialista em história religiosa e história da educação na época moderna. Publicou Les trois couleurs du tableau noir. La révolution (Paris, Berlim,
1981) e, em colaboração com Marie-Madeleine Compère, Les colléges français (XVIXVIII
siècles), 2 vols. (Paris Editions du CNRS-INRP, 1984 e 1988). Dirigiu o vol. Enseignement de l’Atlas de la Révolution française (Paris, Editions du EHESS, 1988).
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Julia, D. (2012). <b>A Cultura Escolar como Objeto Histórico</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 1(1 [1]), 9-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749
Seção
Artigos