<b>O livro didático: alguns temas de pesquisa</b>

  • Kazumi Munakata Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Livro Didático, Políticas Educacionais, Cultura Escolar, Disciplinas Escolares, Mercado Editorial

Resumo

As pesquisas sobre o livro didático obtiveram grande crescimentonos anos 1990 e 2000, incorporando aportes da história do currículoe das disciplinas escolares, da história cultural e da história dolivro e da leitura. Organizaram-se centros e grupos de pesquisa;promoveram-se projetos e eventos sobre o tema, no âmbitobrasileiro e internacional. Este artigo descreve, resumidamente,a constituição desse campo de pesquisa com a formulação dereferenciais teóricos e metodológicos, assim como enumera algumaspesquisas recentemente realizadas que exemplificam a atualdiversificação temática, que tem permitido examinar o livro didáticocomo elemento fundamental das políticas públicas de educação, daspráticas didáticas e da constituição e transmissão dos saberes e dacultura escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kazumi Munakata, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política,Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; integrou o ProjetoTemático “Educação e Memória: Organização de Acervos de Livros Didáticos”,coordenado por Circe Bittencourt e financiado pela FAPESP e participa do projetoManes (Manuales Escolares), da Universidad Nacional de Educacación a Distancia(Espanha) e Redes de Estudios en Lectura y Escritura (Argentina).
Publicado
2013-02-21
Como Citar
Munakata, K. (2013). <b>O livro didático: alguns temas de pesquisa</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(3[30]), 179-197. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38817