Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 – 1930)

  • Doris Bittencourt Almeida Programa de Pós Graduação em Educação/ UFRGS
  • Luciane Sagrbi Santos Graziottin UNISINOS
Palavras-chave: Diário intimo, memória, autobiografia, escrita privada

Resumo

O estudo apresentado evidencia as memórias de uma professora e tem como objetos de análise o diário íntimo de Julia Malvina Hailliot  Tavares, escrito entre o final do século XIX até a década de 1930, e o caderno de Zilda Haussen, sua aluna, datado de 1927. Por meio deles foi possível confrontar o pessoal, íntimo e corriqueiro da vida doméstica, com fatos históricos e o contexto educacional de uma época. O diário pessoal é constituído por um tipo de escrita autobiográfica, desse modo a pesquisa considera as distintas dimensões da vida da autora, estabelecendo um paralelo entre vida privada, docência como profissão feminina nos primeiros anos da república e o contexto da educação nos anos finais do século XIX e início do século XX. Por ser representativos de uma época, a relevância de seus escritos também possibilitou um exercício interpretativo das existências de tantas outras mulheres, tantas outras vidas comuns, contemporâneas de Malvina Tavares.


 

 

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Biografia do Autor

Doris Bittencourt Almeida, Programa de Pós Graduação em Educação/ UFRGS
Doutora em Educação, Professora de História da Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luciane Sagrbi Santos Graziottin, UNISINOS
Doutora em Educação pela PUCRS. Professora de História da Educação do Centro de Ciências Humana e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Coordenadora do Grupo de pesquisa EBRAMIC – Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar
Publicado
2014-12-02
Como Citar
Almeida, D. B., & Graziottin, L. S. S. (2014). Escritura marginais: fragmentos de memórias da professora Malvina Tavares (1891 – 1930). Revista Brasileira De História Da Educação, 15(1[37]), 109-142. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38912