Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ

  • Juçara da Silva Barbosa Mello PUC-Rio
  • Sergio Hamilton da Silva Barra PUC-Rio
Palavras-chave: ensino de história, patrimônio cultural, memória, referência cultural, Madureira/RJ, história local

Resumo

No presente artigo, analisam-se as inter-relações entre memória, identidade e patrimônio histórico e cultural e suas utilizações no processo de ensino-aprendizagem de história, a partir do estudo de caso de uma comunidade escolar localizada no bairro de Madureira (RJ). Chama-se a atenção para a importância assumida pela noção de referência cultural tanto nas atuais políticas de preservação do patrimônio cultural quanto no processo de ensino e aprendizagem, marcado pela apropriação, invenção e produção de significados, resultantes do protagonismo dos sujeitos que o constituem. Propõe-se que a identificação das referências culturais seja elemento fundamental na construção de uma didática do ensino de história, em cujo centro está o aluno.

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Publicado
2017-12-02
Como Citar
Mello, J. da S. B., & Barra, S. H. da S. (2017). Ensino de História, Patrimônio Cultural e Memória Social: desafios e possibilidades de uma comunidade escolar em Madureira/RJ. Revista Brasileira De História Da Educação, 17(4[47]), 132 - 162. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40695