Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da 'Revista da Semana'

  • Luciana Borges Patroclo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio)
  • Ivone Goulart Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio)
  • Regina Lucia Ferreira Cravo

Resumen

Este artigo aborda os discursos memorialistas acerca dos professores que atuaram no Colégio de Pedro II durante o século XIX. O colégio foi criado em 1837 como parte do projeto do
império de constituir uma nacionalidade, em meio à ocorrência da revoltas nas províncias brasileiras. Como corpus documental deste texto foi selecionada a Revista da Semana. A escolha dessa fonte histórica está relacionada ao fato de alguns de seus principais colaboradores terem sido alunos e professores dessa instituição de ensino. Durante as análises foi possível identificar a existência de uma memória monumentalizada sobre esse grupo
de docentes, caracterizados como notáveis homens de saber.

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Biografía del autor/a

Luciana Borges Patroclo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio) e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ivone Goulart Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio)

Doutora em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio).

Regina Lucia Ferreira Cravo

Doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio).

Publicado
2015-09-01
Cómo citar
Patroclo, L. B., Lopes, I. G., & Cravo, R. L. F. (2015). Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da ’Revista da Semana’. Revista Brasileira De História Da Educação, 15(3[39]), 173 - 200. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40788