<b>O ensino da escrita, da leitura, do cálculo e da doutrina religiosa nas escolas de primeiras letras da província de Goiás no século XIX</b>

  • Sandra Elaine Aires de Abreu Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: Instrução Primária, Ensino da Leitura, Ensino da Escrita, Ensino do Cálculo, Ensino da Doutrina Religiosa

Resumo

Analisando as fontes existentes e a produção historiográfica educacional goiana, estabeleceu-se como objetivo deste artigo analisar a atividade docente a partir das prescrições legais, bem como evidenciar as ações colocadas em prática pelos professores no exercício do magistério que não foram previstas de forma explícita pela legislação. O período delimitado para a pesquisa é o que ocorre entre 1835 e 1893. O processo de institucionalização da instrução primária esteve diretamente relacionado com a extensão da demanda social pela aquisição das habilidades de ler, escrever, contar e rezar.

 

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Biografia do Autor

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e mestre em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da
Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica).
Publicado
2012-02-06
Como Citar
Abreu, S. E. A. de. (2012). <b>O ensino da escrita, da leitura, do cálculo e da doutrina religiosa nas escolas de primeiras letras da província de Goiás no século XIX</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 8(3 [18]), 13-48. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40812