<b>Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas</b>

  • Joaquim Pintassilgo Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Viagem Pedagógica, Renovação Pedagógica, Educação Feminina, Educação Doméstica, Exemplaridade Institucional

Resumo

Este artigo procura refletir sobre as viagens pedagógicas realizadas por professores duma instituição concreta, o atual Instituto de Odivelas (Portugal), dedicada à educação, em regime de internato, de crianças e jovens do sexo feminino filhas de militares e caracterizada pela sua exemplaridade e pelo desenvolvimento, em momentos diferenciados, de um conjunto de inovações pedagógicas. Dessas viagens resultaram relatórios, que constituem a principal fonte do presente trabalho e que permitem pensar a viagem como recurso tendo em vista a legitimação do projecto educativo do Instituto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pintassilgo, Universidade de Lisboa

Professor da Universidade de Lisboa (UL/Portugal).

Publicado
2012-01-16
Como Citar
Pintassilgo, J. (2012). <b>Exemplaridade institucional e renovação pedagógica: reflexões a partir das viagens de professores do Instituto de Odivelas</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 10(1 [22]), 65-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40824