Balanço de uma vida dedicada à história e à educação

entrevista com o professor e investigador Justino Magalhães

Resumen

A entrevista foi realizada dia 10 de março de 2023, com o professor Justino Magalhães numa tarde chuvosa de final de inverno, no seu gabinete no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi uma revisão –  reflexão – sobre a sua vida profissional e temas com os quais tem estado ocupado. Catorze dias após a entrevista, a 24 de abril de 2023, data em que comemorou 70 anos, encerrou as suas atividades como professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, iniciando uma nova fase como professor reformado.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, atuando no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Campus Mata Norte. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 1997), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2008); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2013) e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2019). Coordena o Núcleo de Extensão e Pesquisas em História, Educação, Linguística e Literatura (NEPHEL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF). É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP).

Sandra Sylvia Santana Ziegler, Universidade de Lisboa

Doutoranda em História da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986) Especializada em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (CINTEP, 2015), e Pedagogia Waldorf pela Faculdade São Luís de França (2017), é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, com especialidade em Educação Ambiental (UFPB, 2015). É membro da Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP).

Citas

Belusso, G., & Luchese, T. A. (2020). Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta. Revista História Da Educação, 24, e96723. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/96723.

Magalhães, J. (1964). Justino Magalhães em Braga, 1964. Fotografia. Acervo pessoal do autor.

Magalhães, J. (1994). “Meu mestre”. Justino Magalhães com o professor Ribeiro Dias, Rio de Janeiro, 1994. Fotografia. Acervo pessoal do autor.

Magalhães, J. (2022). Na rota da educação: epistemologia, teoria, história. Editora Unicamp, EDUFU.

Nóvoa, A. (1993). A Imprensa de Educação e Ensino. Repertório Analítico (séculos XIX-XX). Instituto de Inovação Educacional.

Nóvoa, A. (2003). Dicionário de Educadores Portugueses. Edições Asa.

Nóvoa, A. (2003b). Liceus de Portugal. Histórias, Arquivos, Memórias. Edições Asa.

Português, E. (1998). Seminário de Nossa Senhora da Conceição Braga. Aspectos histórico-pedagógicos. Oficina de S. José.

Roubini, N. (2023). Mega-Ameaças. PlanetPT.

Publicado
2023-08-19
Cómo citar
Ávila, V. P. da S. de, & Santana Ziegler, S. S. (2023). Balanço de uma vida dedicada à história e à educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e293. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e293

Funding data