Balanço de uma vida dedicada à história e à educação
entrevista com o professor e investigador Justino Magalhães
Resumen
A entrevista foi realizada dia 10 de março de 2023, com o professor Justino Magalhães numa tarde chuvosa de final de inverno, no seu gabinete no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi uma revisão – reflexão – sobre a sua vida profissional e temas com os quais tem estado ocupado. Catorze dias após a entrevista, a 24 de abril de 2023, data em que comemorou 70 anos, encerrou as suas atividades como professor catedrático no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, iniciando uma nova fase como professor reformado.
Descargas
Metrics
Citas
Belusso, G., & Luchese, T. A. (2020). Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta. Revista História Da Educação, 24, e96723. https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/96723.
Magalhães, J. (1964). Justino Magalhães em Braga, 1964. Fotografia. Acervo pessoal do autor.
Magalhães, J. (1994). “Meu mestre”. Justino Magalhães com o professor Ribeiro Dias, Rio de Janeiro, 1994. Fotografia. Acervo pessoal do autor.
Magalhães, J. (2022). Na rota da educação: epistemologia, teoria, história. Editora Unicamp, EDUFU.
Nóvoa, A. (1993). A Imprensa de Educação e Ensino. Repertório Analítico (séculos XIX-XX). Instituto de Inovação Educacional.
Nóvoa, A. (2003). Dicionário de Educadores Portugueses. Edições Asa.
Nóvoa, A. (2003b). Liceus de Portugal. Histórias, Arquivos, Memórias. Edições Asa.
Português, E. (1998). Seminário de Nossa Senhora da Conceição Braga. Aspectos histórico-pedagógicos. Oficina de S. José.
Roubini, N. (2023). Mega-Ameaças. PlanetPT.
Derechos de autor 2023 Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Sandra Sylvia Santana Ziegler (Autor)

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers Programa Editorial (Chamada nº 12/2022)