Os clubes negros como espaços educadores

uma contribuição à História da Educação

Palavras-chave: escolarização social, cidadania, racismo, Primeira República

Resumo

O artigo analisa a experiência histórica dos chamados clubes negros como espaços educadores. A partir do estudo da trajetória de uma escola isolada, mista, multisseriada e subvencionada pelo Estado de Minas Gerais, que funcionou entre os anos de 1935 e 1937, criada no interior do Clube 28 de Setembro, na cidade de Pouso Alegre, identifica-se a organização das suas estratégias de escolarização formal, as práticas escolares e a conformação de uma cultura escolar. Discute-se, ainda, os sentidos que a sua comunidade deu aos projetos de ampliação da ideia hegemônica de escola e da escolarização do social e aos processos de definição e extensão dos direitos de cidadania através do acesso à escolarização formal, estruturados pelo Estado. Recorrendo ao diálogo com o arcabouço teórico da história da educação da população negra e com um variado conjunto de fontes, como documentos do poder executivo e legislativo (leis, pareceres, atas), relatórios de inspeção escolar, imprensa e os registros produzidos pelo próprio Clube 28 de Setembro (atas, estatuto e regimento interno), foi possível reconhecer quais formas de contestação racial deram sentido e configuração à forma e cultura escolares dos projetos político-educativos elaborados no âmbito do associativismo negro, na primeira metade do século XX.

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Biografia do Autor

Jonatas Roque Ribeiro, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Possui mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como pesquisador-colaborador e realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Juiz de Fora e, atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Estuda temas relacionados à história de experiências negras, destacadamente o associativismo negro, nas emancipações e no pós-abolição no Brasil.

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Ribeiro, J. R. (2024). Os clubes negros como espaços educadores. Revista Brasileira De História Da Educação, 25(1), e347. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e347

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