A AÇÃO CIVIL PÚBLICA COMO INSTRUMENTO PROCESSUAL DE TUTELA COLETIVA DISPONÍVEL PARA A PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE COMO INTERESSE TRANSINDIVIDUAL
Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar a evolução dos interesses individuais aos transindividuais, distinguindoo s individuais homogêneos dos coletivos. Na evolução dos direitos fundamentais, com o advento dos direitos de terceira e quarta dimensões, surge uma nova realidade: a proteção dos direitos da coletividade, extrapolando olimite da individualidade. Frente a esta questão, decorre oproblema da efetividade da proteção desses direitos, no caso em análise, o direito ao meio ambiente equilibrado. Neste diapasão, será verificado aqui a instrumentalidade do processo, com especial atenção à ação civil pública, buscando a efetividade na defesa ao meio ambiente.
Descargas
Citas
Copyright (c) 1997 Revista de Ciências Jurídicas
Este trabajo está licenciado bajo una Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esto significa que está permitido:
- Compartir: Copiar y redistribuir el trabajo en cualquier medio o formato.
- Adaptar: Recombinar, transformar y crear a partir del trabajo.
Siempre que:
- Atribución: Se otorgue el crédito correspondiente a la Revista, indicando la licencia utilizada y cualquier modificación realizada, sin sugerir que la Revista ha respaldado el uso o a los usuario(s) del trabajo.
- NoComercial: El contenido no puede utilizarse con fines comerciales.
- Sin Restricciones Adicionales: No se pueden aplicar restricciones legales o tecnológicas que impidan a otros realizar acciones permitidas por la licencia.
La Revista se reserva el derecho de revocar estos permisos si se incumplen los términos de la licencia.