Se Digo Que é Bom, Compre: As Características Valorizadas no Processo de Compra de Cosméticos de Influenciadores Digitais

Resumen

As mídias sociais são consideradas por uma parcela das consumidoras como propulsoras de informações que auxiliam no momento de compra, além de ser o principal canal no qual influenciadores digitais crescem e criam conexões com seus seguidores. Nesse viés, o presente estudo tem como objetivo compreender os principais fatores que influenciam no processo de tomada de decisão de compra de cosméticos de marcas de influenciadores digitais sob a ótica de consumidoras. Os cosméticos de marcas próprias de influenciadores ganham espaço no mercado brasileiro ao passo que a confiança depositada em cima de suas personalidades é transferida aos produtos, que se tornam sucessos de venda entre seu público-alvo. Para esse estudo qualitativo, entrevistou-se onze mulheres que se denominam consumidoras de cosméticos e acompanham influenciadoras nas mídias sociais. Sob a perspectiva teórica da influência das mídias sociais na promoção de produtos e a relação entre influenciadores digitais e cosméticos, foi possível compreender a importância e a relevância dessa profissão na formação de opiniões e no processo de compra de consumidoras de cosméticos.

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Biografía del autor/a

Mariana Bonotto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Admnistração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Castañeda , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto no Departamento de Admnistração e no Programa de Pós Graduação em Ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado
2025-02-26
Cómo citar
Bonotto, M., & Castañeda , M. (2025). Se Digo Que é Bom, Compre: As Características Valorizadas no Processo de Compra de Cosméticos de Influenciadores Digitais. Revista Interdisciplinar De Marketing, 15(1), 76-91. https://doi.org/10.4025/rimar.v15i1.74083