A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.3884

André Luís Ruggiero Barroso, Suraya Cristina Darido

Resumo


O esporte é um dos conteúdos mais tradicionais da Educação Física escolar, sendo que a maioria dos professores concentra as suas ações no ensino de habilidades motoras e gestos técnicos. Entretanto, para o aluno adquirir um conhecimento amplo deste conteúdo, entendemos que se deva ir além da aprendizagem de movimentos esportivos específicos. O objetivo deste estudo foi analisar as propostas metodológicas dirigidas ao ensino do esporte no ambiente escolar, discutindo as suas interfaces com as dimensões dos conteúdos. Utilizando a técnica da pesquisa bibliográfica, buscamos propostas para o ensino do esporte escolar. Identificamos o que e como ensinar, quando os autores retratam a dimensão procedimental. Na dimensão atitudinal há uma aproximação das idéias ao definirem o que ensinar, porém, sentimos falta de uma estruturação na aplicação destes conteúdos. Na dimensão conceitual observamos uma carência tanto na identificação do que deve ser ensinado como no desenvolvimento destes conteúdos.

Palavras-chave


Dimensões dos conteúdos, Educação física escolar, Pedagogia do esporte

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/reveducfisv20n2p281-289

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 0103-3948 (impresso) e ISSN 1983-3083 (on-line) e-mail: revdef@uem.br