<b>A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.3884
Palavras-chave:
Dimensões dos conteúdos, Educação física escolar, Pedagogia do esporte
Resumo
O esporte é um dos conteúdos mais tradicionais da Educação Física escolar, sendo que a maioria dos professores concentra as suas ações no ensino de habilidades motoras e gestos técnicos. Entretanto, para o aluno adquirir um conhecimento amplo deste conteúdo, entendemos que se deva ir além da aprendizagem de movimentos esportivos específicos. O objetivo deste estudo foi analisar as propostas metodológicas dirigidas ao ensino do esporte no ambiente escolar, discutindo as suas interfaces com as dimensões dos conteúdos. Utilizando a técnica da pesquisa bibliográfica, buscamos propostas para o ensino do esporte escolar. Identificamos o que e como ensinar, quando os autores retratam a dimensão procedimental. Na dimensão atitudinal há uma aproximação das idéias ao definirem o que ensinar, porém, sentimos falta de uma estruturação na aplicação destes conteúdos. Na dimensão conceitual observamos uma carência tanto na identificação do que deve ser ensinado como no desenvolvimento destes conteúdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Publicado
2009-07-01
Como Citar
1.
Barroso ALR, Darido SC. <b>A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.3884. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(2):281-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3884
Edição
Seção
Artigos de Revisão
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.