<b>A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.3884

  • André Luís Ruggiero Barroso
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Palavras-chave: Dimensões dos conteúdos, Educação física escolar, Pedagogia do esporte

Resumo

O esporte é um dos conteúdos mais tradicionais da Educação Física escolar, sendo que a maioria dos professores concentra as suas ações no ensino de habilidades motoras e gestos técnicos. Entretanto, para o aluno adquirir um conhecimento amplo deste conteúdo, entendemos que se deva ir além da aprendizagem de movimentos esportivos específicos. O objetivo deste estudo foi analisar as propostas metodológicas dirigidas ao ensino do esporte no ambiente escolar, discutindo as suas interfaces com as dimensões dos conteúdos. Utilizando a técnica da pesquisa bibliográfica, buscamos propostas para o ensino do esporte escolar. Identificamos o que e como ensinar, quando os autores retratam a dimensão procedimental. Na dimensão atitudinal há uma aproximação das idéias ao definirem o que ensinar, porém, sentimos falta de uma estruturação na aplicação destes conteúdos. Na dimensão conceitual observamos uma carência tanto na identificação do que deve ser ensinado como no desenvolvimento destes conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luís Ruggiero Barroso
Mestre em Ciências da Motricidade - Área de Concentração: Pedagogia da Motricidade Humana (Unesp / Rio Claro) Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar (Unicamp) Especialização em Ciências do Esporte (Unicamp) Membro do LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física
Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Curso de Pós-Graduação, nível mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo - SP; Curso de Pós-graduação, nível doutorado em Psicologia Escolar, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - SP; Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/RC, em 2001. Professora adjunta do Departamento de Educação Física – Instituto de Biociências da Unesp – Rio Claro/SP. Coordenadora do LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física
Publicado
2009-07-01
Como Citar
1.
Barroso ALR, Darido SC. <b>A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i2.3884. JPhysEduc [Internet]. 1º de julho de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(2):281-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3884
Seção
Artigos de Revisão