<b>Sob(re) o <i>silêncio</i> das fontes... A trajetória de uma pesquisa em história da educação e o tratamento das questões étnico-raciais</b>

  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas (RS)
Palavras-chave: Questões Étnico-Raciais, Historiografia, Fontes Historiográficas, Cursos Noturnos, Biblioteca Pública Pelotense

Resumo

Descrevo, neste trabalho, o processo de pesquisa sobre os cursos noturnos da Biblioteca Pública Pelotense (BPP), dando ênfase à questão da presença dos negros nesses cursos. Analiso a trajetória social e profissional de alguns alunos negros da “escola da Biblioteca”. Discuto, também, a partir dessa experiência de pesquisa, a questão dos limites e das possibilidades das fontes para a história da educação no que diz respeito ao tratamento da problemática étnico-racial. 

 

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Biografia do Autor

Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas (RS)
Eliane Peres é licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina(UEL,1989), mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS, 1993) e doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG, 2000), com estágio de pesquisa na Universidade de Lisboa (Portugal, 1999).Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS) epesquisadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação– FaE/UFPel). Desenvolve pesquisas sobre a história da escola, da pedagogia e daprofissão docente.
Publicado
2012-02-16
Como Citar
Peres, E. (2012). <b>Sob(re) o <i>silêncio</i> das fontes. A trajetória de uma pesquisa em história da educação e o tratamento das questões étnico-raciais</b&gt;. Revista Brasileira De História Da Educação, 2(2 [4]), 75-102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38723