No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação

  • Raquel Discini de Campos Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Fontes, Metodologia de Pesquisa, Imprensa e Educação

Resumo

O artigo busca contextualizar a importância adquirida pelos jornais de variedades no cotidiano das sociedades urbanas no Brasil dos séculos XIX e XX, bem como problematizar a ocupação feita desse espaço discursivo por intelectuais de diversas origens e graus de consagração. Trata, além disso, dos procedimentos teórico--metodológicos a serem observados por aqueles que tomam tais jornais tanto como fontes quanto como objeto de pesquisa para a escrita da história da educação brasileira.

 

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Biografia do Autor

Raquel Discini de Campos, Universidade Federal de Uberlândia
Professora da Universidade Federal de Uberlândia
Publicado
2012-05-21
Como Citar
Campos, R. D. de. (2012). No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 45-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38775