No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação

  • Raquel Discini de Campos Universidade Federal de Uberlândia

Résumé

O artigo busca contextualizar a importância adquirida pelos jornais de variedades no cotidiano das sociedades urbanas no Brasil dos séculos XIX e XX, bem como problematizar a ocupação feita desse espaço discursivo por intelectuais de diversas origens e graus de consagração. Trata, além disso, dos procedimentos teórico--metodológicos a serem observados por aqueles que tomam tais jornais tanto como fontes quanto como objeto de pesquisa para a escrita da história da educação brasileira.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Raquel Discini de Campos, Universidade Federal de Uberlândia
Professora da Universidade Federal de Uberlândia
Publiée
2012-05-21
Comment citer
Campos, R. D. de. (2012). No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Revista Brasileira De História Da Educação, 12(1 [28]), 45-70. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38775