Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças
Resumo
Os historiadores da educação vêm enfrentando problemas que, devido a diferentes razões de cunho tradicional, têm sido evitados. Ainda há fortes limites e fronteiras em torno de nosso trabalho que nos disciplina e para os quais ainda estamos sistematicamente cegos. A história da educação tem tratado seu objeto de estudo como se fosse naturalmente nacional e com fronteiras impermeáveis. Nesse sentido, ao participar de um projeto interdisciplinar cujo tema constantemente revelava suas ligações transfronteiriças e transnacionais, a questão da complexidade ficou evidente. No presente artigo, fragmentos do projeto são discutidos, visando levantar questões que considero interessantes e que provocam reflexões acerca da pesquisa em história contemporânea da educação.Downloads
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado) para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.